Ir ao conteúdo

Programar é conversar com o computador. Apenas Conversar!

Atualizado pela última vez em 26 de outubro de 2023

Estava pensando agora a pouco sobre as respostas que dou quando me perguntavam: o que um programador faz? É sempre uma tarefa muito difícil, sabe porquê? Programar é passar comandos para o computador, para ele construir coisas. Sabe o sistema operacional Android do seu celular? Os programadores “criam scripts”, que são textos, que são “traduzidos” para zeros(0) e uns(1) que é o que o computador entende. Mesmo tentando “simplificar”, ficou complicado né kkkk? Então você tenta explicar com exemplo. Sabe o Facebook que você utiliza? É um software! O YouTube, Instagram, todos os aplicativos que você baixar para seu celular ou computador, também são softwares. E programador é  o profissional que os constrói. 

Se perguntarem: como você constrói um software? O que é Programar?

Vamos fazer uma analogia aqui. Imagine que você quer fazer um bolo. Ai você separa os ingredientes que podem variar de acordo com o tamanho do bolo:

Ingredientes variáveis:

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo (Sem fermento)
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 3 ovos
  • 200 ml de leite
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Beleza! Com os ingredientes separados, você vai precisar de um SCRIPT,  que é uma espécie de roteiro que você precisa seguir passo a passo e na ordem. Esse passo a passo chama-se procedimentos. Algo parecido com isso:

Script para Preparar Bolo:

  1. Numa tigela, junte os ovos, o açúcar e a manteiga.
  2. Misture tudo muito bem e adicione o leite.
  3. Continue misturando e depois adicione toda a farinha de trigo.
  4. Misture até que a massa fique bem homogênea.
  5. Por último, adicione o fermento e misture delicadamente até que agregue completamente na massa.
  6. Despeje a massa do bolo simples caseiro numa forma untada e enfarinhada.
  7. Leve para assar em forno preaquecido, 180 °C, por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Quando você fizer todos esses passos, levar ao forno e aguardar 40 minutos, você vai ter o seu bolo pronto. E o mais bacana, escrever essa receita você tem um “Script para preparar bolo” de modo que qualquer pessoa com esse script, seguindo o passo a passo e pode também fazer um bolo. 

Agora pensa comigo, o que a receita de bolo tem a ver com um Software?

Fazer software é a mesma coisa! Literalmente como o título sugere, você vai “conversar com o computador”. Vai se uma conversa similar a essa a seguir:

  1. Você: Computador? Separe os ingredientes X, Y, Z
  2. Computador: Ok! Ingredientes separados
  3. Você: Pegue o ingrediente X e misture com o Y
  4. Computador: Ok! Misturando, aguarde…
  5. Computador: Ok! Misturado
  6. Você: Coloque o ingrediente Z em um recipiente e leve ao forno no tempo “xpto”
  7. Computador: Ok! Misturando… Aguarde…
  8. Computador: Ok! Misturado.
  9. Computador: Ok! Levando ao forno… Aguarde…
  10. Computador: OK! Acionando o timer… Time acionado… Aguarde…
  11. Computador: OK! Tempo finalizado… Seu bolo pode ser retirado com sucesso
  12. Você: retira o bolo
  13. Você: Computador? Desligar
  14. Computador: OK! Desligado com sucesso!

É exatamente isso o que um programador faz kkkk! É texto com letras, palavras e números puramente! O programador entende como o computador funciona, vai criar instruções em formato de comandos ou procedimentos (Scripts)  e o computador vai fazer o que foi pedido e vai dar uma resposta se o que foi pedido pode ser atendido ou não.

Programador digitando seus scripts de programação

Se o computador só entende zeros(0) e uns(1) como ele vai entender os comandos e procedimentos que vamos dar para ele em nossa linguagem humana?

Antes de entrarmos essa questão, observe que utilizo sempre três palavras: programa, software e sistema. Vale dar uma breve explicação para você não ficar confuso. Você já sabe que programar é dar instruções para serem executadas pelo computador. Esse conjunto de instruções são chamados de programa. Quando falamos de software, software é algo mais intangível, podemos resumir que se trata de um programa de computador e documentação associada (SOMMERVILLE, 2007).

Vou ponderar de outra forma. Quando falamos de programa, estamos falando de uma parte do software.  E quando falamos de software, estamos incluindo o programa, e também  tudo aquilo que é necessário para que ele funcione. 

Quando você pensa em sistema, o que vem a mente? Sistema solar, sistema nervoso do corpo humano, sistema econômico. Não é verdade?  Podemos definir um sistema como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem entre si. Nesse aspecto, o sistema operacional que você já conhece, trata-se de um conjunto de softwares e programas que podem estar inter-relacionados. 

Agora vamos voltar à resposta para esse pergunta, que é ótima! Já pensou em passar o dia inteiro só digitando 0,1,1,0,0,0,1… kkkk? Não seria nada agradável! Por isso tem um “Personagem” chamado compilador que vai traduzir para o computador o que você disser e vise versa

Programar com pensamento em binário

Por enquanto, entenda que um compilador é um programa (ou conjunto de programas) que vão pegar os scripts, também chamados de código-fonte,  que estão em nossa linguagem humana e “traduzir” para os zeros(o) e uns(1) de modo que o computador entenda.

Comportamento do compilador

Por enquanto o importante é você focar no conceito. O conceito é a base de tudo! No decorrer dessas sequências de artigos, você vai ter organizado aqui no site um passo a passo para você se torar um excelente programador ou programadora. Mas antes de começarmos a programar efetivamente, preciso passar outros conceitos fundamentais como, por exemplo, “Como o compilador pega o código-fonte e transforma em binário” que é o tema do próximo artigo, assim como fiz no artigo O mínimo que você precisa saber para iniciar em programação. Te vejo no próximo artigo!

Confiança Sempre!

Olá! Sou Walmir, engenheiro de software com MBA em Engenharia de Software e o cérebro por trás do GrowthCode e autor do livro "Além do Código". Se você acha que programação é apenas sobre escrever código, prepare-se para expandir seus horizontes. Aqui, nós vamos além do código e exploramos as interseções fascinantes entre tecnologia, negócios, artes e filosofia. Você está em busca de crescimento na carreira? Quer se destacar em um mercado competitivo? Almeja uma vida mais rica em conhecimento e realização? Então você chegou ao lugar certo. No GrowthCode, oferecemos insights profundos, estratégias comprovadas e um toque de sabedoria filosófica para catalisar seu crescimento pessoal e profissional.

Publicado emProgramação

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *