Atualizado pela última vez em 26 de outubro de 2023
É impressionante como o mundo de TI é abrangente. Só nos tópicos relacionados a programação, já temos uma variedade enorme de temas e abordagens. Já falei conceitualmente sobre a arquitetura de um computador no artigo “O mínimo que você precisa saber para iniciar em programação – Parte 2”, onde basicamente segue uma estrutura de Input, Process, Storage e Output. Você lembra? Se não lembra, voltá lá e releia, porque é através desse conceito que você vai entender sobre as principais características de uma linguagem de programação e sua escrita.
As linguagens de programação, em sua totalidade, se resumem a padrões de escritas que vão permitir ao programador(a) escrever comandos para capturar Input que normalmente podem vir com dados, de modo que possa ser aplicado alguma regra de negócio (guarde bem esse termo) e essas regras serem processadas (Process), além de poderem ser armazenadas temporariamente ou definitivamente (storage), e por fim, pode projetar uma saída (output), que pode ser alguma informação em texto, recurso visual na tela dos programas, como exemplo, janelas, alerta, imagens, sons, etc. Ou até mesmo, apenas transmitir os dados entre devices (dispositivos), como exemplo, fazer uma transferência de dados via bluetooth, enviar algum documento em texto para a impressora, etc..
Por este motivo, se você focar sua atenção aos conceitos, e não pegar uma linguagem de programação de “estimação” para ficar idolatrando, você conseguirá utilizar uma grande variedade de linguagens. Você vai perceber que muitas delas são um padrão e o que muda de uma para a outra é apenas a forma que elas resolvem determinado problema. Por exemplo, quase todas as linguagens de programação tem recursos para abrir arquivos de imagens, texto e áudio. Todas as linguagens de programação, vão ter recursos para capturar as letras que vem quando pressionado a tecla do teclado, e por aí em diante. Sacou? São vários padrões!!!!
Anatomia dos programas que você vai construir
As linguagens de programação, são os recursos que você vai utilizar para criar seus programas e softwares, você já deve ter ligo o artigo “Programar é conversar com o computador. Apenas Conversar!” e já sabe muito bem sobre isso. Beleza! Então, vamos ver alguns conceitos que são padrões entre algumas linguagens de programação:
Tipos de dados
Todas as linguagens de programação, vão ter recursos de armazenamento de dados na memória. Basicamente existem os seguintes tipos de dados:
- Dados do tipo numérico Inteiro, que representam números negativos ou positivos sem casas decimais. Exemplo: -30, -17, 1, 2, 3, 100, 26589, 4578978, etc..
- Dados do tipo numérico real, que representam números negativos ou positivos com casas decimais. Exemplo: -10.20, -1.9, 1.2, 121.45, 78.021, etc.
- Dados do tipo texto, que pode representar apenas 1 caractere ou um conjunto de caracteres. Em programação, os textos, são armazenados entre aspas simples ou duplas. Exemplo: “Walmir”, ‘Silva’,’’, “A” e “1”
- Dados do tipo lógico, que representa um valore verdadeiro ou false
Esses dados, são chamados de dados primitivos. Cada linguagem de programação, tem suas particularidades em definir outros tipos. Tem linguagens que vão categorizar números/textos pequenos e números/textos grandes e com isso criar tipos de acordo com o tamanho dos dados. Parece confuso, mas logo mais vai ficar fácil kkkkk
Variáveis
Agora que você já sabe quais são os tipos de dados principais, no momento em que você for escrever os seus códigos, você vai precisar armazenar esses dados em algum lugar dentro do script (código-fonte), e uma vez armazenado você pode querer processar ele de alguma forma. Por exemplo, imagine que você quer fazer um programa que vai armazenar as idades de 3 pessoas em 3 variáveis distintas e vai querer saber qual a média das idades e exibir na tela do terminal. Se você utilizar a linguagem PHP você iria fazer assim:
Na linguagem PHP as variáveis são: $idade_joão, $idade_pedro, $idade_maria e $media_idade (Observe que tem um cifrão “$” no começo da variável). Pense em uma variável como uma “caixinha” onde você vai guardar os seus dados. Ai quando você quiser pegar esses dados, você usa a “caixinha”. Só que esses dados, podem “variar”, ou seja, você pode trocar os dados no meio do fluxo do programa por outros valores. Veja no exemplo:
Nesse caso, a variável $idade_joao na linha 3 tinha o valor 30, e na linha 7 reutilizei essa variável e apenas troquei o seu valor. Conseguiu entender esse conceito? Então vamos continuar…
Agora você vai entender o que falei “foque em aprender os conceitos”, todas as linguagens de programação seguem um padrão, só muda sua forma de implementação (estou repetindo essa frase de propósito para você nunca esquecer kkkk).
Veja como fica o mesmo programa feito com a linguagem de programação Python. Observe que em Python, ao contrário do PHP não utilizamos o “$” (cifrão) para definir as variáveis:
Controle de fluxo
Vamos fazer uma analogia para você entender o que é o fluxo de um programa… Como você lê a página de um livro? De cima para baixo (top/down) e vai lendo linha por linha, não é verdade? Imagine que na página 10 tem uma citação falando para você ir ler o primeiro parágrafo da página 5. Nesse momento, você interrompe o “fluxo de leitura”, e vai até à página 5 ler o paragrafo indicado. Isso é um controle de fluxo. Outro exemplo, imagine agora que na mesma página, na última linha, tem uma frase “volte e leia o primeiro parágrafo dessa página”, você fazer essa pausa e vai ler o primeiro parágrafo, correto? É a mesma coisa em programação! Você vai fazer isso nos seus scripts. Você vai controlar o fluxo do programa, vai pausar quando necessário, vai criar condições para o fluxo continuar, etc.
Repetindo.. Todas as linguagens de programação senguem um padrão, o que muda são as suas implementações!!!
Para controlar o fluxo de um programa, você vai utilizar palavras reservadas que vão testar variáveis e decidir o que fazer. Vamos a um exemplo! Imagine que você tem um programa que você informa para ele se uma pessoa tem bigode ou não. Se a pessoa tiver um bigode, vai exibir a mensagem “É homem”, caso contrário “É mulher” kkkkk (sabemos que tem mulher de bigode, mas vamos “seguir o fluxo” kkkk). Veja em Python como fica:
Observe que temos 5 linhas de leitura. Porém, o computador só leu a 1, 3 e 5. As demais linhas ele nem leu kkkk. True em Python é um tipo chamado lógico, conhecido como boolean (verdadeiro ou falso) Percebeu como fazer o controle de fluxo do seu programa?
Nesse exemplo, você utilizou Estruturas de Controle Condicional usando as palavras reservadas IF e ELSE (Significa: se e senão). O ser humano utilizar controle condicional na vida o tempo todo. Quer ver?
SE a porta estiver aberta e você quiser entrar, ENTÃO você abre a porta SENÃO mantém a porta fechada
SE o computador estiver desligado E você quiser ligar, ENTÃO você aperta o botão e ligar o computador SENÃO, mantém o computador desligado.
Você já tem muita lógica no seu dia a dia. Não será difícil você se habituar a escrever esses tipos de instruções kkkk . Continuando… Vou fazer o mesmo exemplo do “bigode” utilizando a linguagem de programação PHP. Observe que só muda a forma de escrita, porque o padrão é o mesmo kkkkk:
Para esse artigo não ficar muito mais longo, vou dividir em outras aulas. Tem várias outas características que as linguagens de programação tem em comum. Mas antes, só para deixar você “com gostinho de quero mais”, olha como ficaria esse exemplo do “bigode” na linguagem de programação Java:
Veja que coisa kkk o mesmo programa, mesma funcionalidade, porém observe a quantidade de linhas! Bastante não é? Mas, observe que mesmo com um pouco mais de código a finalidade e uso do IF e ELSE é o mesmo, o que muda são as suas formas de escrita (sintaxe)!!! Vamos continuar esse tema no próximo artigo “Principais características de uma linguagem de programação e sua escrita – Parte 2”. Mas antes, observe que no exemplo em Java, ao contrário das linguagens PHP e Python, primeiro rodei um comando para compilar o código (javac). Já nas outras linguagens, apenas executei o comando porque elas são linguagens interpretadas e não compiladas.
Por tudo o que você já acompanhou até agora, já sabe a diferença entre interpretador e compilador, não é verdade? Se ainda não sabe, deixa aqui nos comentários que faço uma explicação kkkkk Até o próximo artigo!
Confiança Sempre!!!
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