Ir ao conteúdo

Principais características de uma linguagem de programação e sua escrita – parte 7

Quem diria… Se você já vem acompanhando esses artigos sobre programação e chegou até aqui, significa que você está a um passo de se tornar um programador ou uma programadora. Isso significa que o “mundo gira”, ele dá “voltas”, e o laço de repetição While também kkkkkk

Laço de repetição While

 Assim como o laço de repetição For, o While também é uma estrutura de repetição. Basicamente a maioria dos seus problemas serão resolvidos utilizando um desses dois laços de repetições. Lembra da anatomia do laço For?

Linguagem de programação laço for
  • int n = 10

Corresponde a quantidade de vezes que o laço For vai ser repetido

  • int i = 0 

É a variável de inicialização. É a variável que vai ser “incrementada” somando-se +1  a cada repetição

  • i < n

É nessa parte que vai ser testado uma condição, que vai resultar ou TRUE ou FALSO. Se retornar TRUE o laço continua, caso retorne FALSE, ele interrompe o laço.

  • i++

É aqui que a variável “i” vai ser incrementada ++, que equivale à  i += 1

Preste bastante atenção! O laço For, enquanto seu teste for positivo (i < n  = TRUE), ele continua executando o loop. O laço While segue o mesmo princípio, porém, ele não tem esses recursos de incremento como o for, que implementa três partes entre seus parênteses separados por ponto e vírgula (;). O laço While apenas vai testar se uma condição vai ser verdadeira (TRUE), caso sim, ele continua executando o loop “infinitamente”, caso contrário, a condição vair retornar FALSE e o loop vai ser interrompido. Veja um exemplo similar ao que fizemos com o laço For no artigo anterior. Vou colocar um ao lado do outro para você comparar:

Linguagem de programação laço while e for

Observe que no laço While, ele apenas testa (i <= 10) e dentro do seu escopo, ele exibe o valor de “i” e nesse exemplo, só após a exibição de “i” é que ele efetua o seu incremento i++. Em todo caso, ENQUANTO o While tiver retornando TRUE ele vai continuar executando o loop kkkk Como você já deve ter percebido, o While significa: enquanto.

Quando utilizar FOR e quanto utilizar WHILE?

O “FOR” tem bastante praticidade de uso quando você souber o valor inicial e final que você quer executar, ou seja, quantas vezes você repetirá o bloco. Já o “WHILE” você vai utilizar para executar um laço “infinitamente” até que você informe para ele parar, ou seja, que a condição seja FALSA. Ele não se “importa” com a contagem! ENQUANTO a condição for TRUE ele fica executa o loop! Vou fazer um exemplo bem legal para você entender isso! Uma coisa que não deixei claro, é que os laços de repetição, não precisam ser apenas para manipulação de números. Podemos utilizar outros tipos de dados, porém, o que define se o laço vai ser executado é se sua condição for verdadeira (TRUE). Veja o exemplo a seguir:

Exemplo pratico laço while

Viu kkkk? Nesse exemplo, enquanto (while) a variável aindaExisteAmor for igual a TRUE, o laço de repetição vai continuar executando o loop. Quando a quantidade de quantidadeDeChifre for igual à 3, aí trocamos o valor da variável  aindaExisteAmor  para FALSE, interrompendo assim o loop do laço While. Agora acredito que não ficou com nenhuma dúvida, não é kkkk?

Existem outros tipos de laços de repetições que você vai se deparar no mundo da programação, como exemplo o Do … While, ForEach, For… In For… Of, mas, não se preocupem com eles agora. Futuramente nos exemplos práticos você vai utilizar todos eles, porque muitas linguagens de programação implementam essas formas de loop, contudo no final das contas, todos esses loops seguem esse padrão que ensinei aqui:  enquanto uma condição for verdadeira, o laço executa, caso seja falsa o loop para.

Como você pode observar, eu sempre mostro exemplos de códigos utilizando diversas linguagens de programação para mostrar que você tem que focar no conceito, porque todas elas têm muitas características em comum, o que muda é a sua sintaxe ou desempenho em sua execução. Para não perdermos o costume, veja esse exemplo de While em PHP e em Python (escolhi Python porque ele não tem incrementador ++, mas como no final das contas tudo é apenas i += 1, dá na mesma):

Exemplo While em php e python

Neste último artigo utilizei apenas a linguagem de programação Java. Veja que em Java, diferente de outras linguagens, sempre utiliza um escopo de Classe para  construirmos os programas, ou seja, sempre vai ter uma classe nos códigos-fonte em Java. Já em linguagens como o PHP e o Python, elas possuem classes, porém, não é obrigatório o seu uso. Mas, por se tratar de uma característica comum entre diversas linguagens de programação, vou explicar no próximo artigo o que são classes (class). Até lá!

Confiança Sempre!!!

Olá! Sou Walmir, engenheiro de software com MBA em Engenharia de Software e o cérebro por trás do GrowthCode e autor do livro "Além do Código". Se você acha que programação é apenas sobre escrever código, prepare-se para expandir seus horizontes. Aqui, nós vamos além do código e exploramos as interseções fascinantes entre tecnologia, negócios, artes e filosofia. Você está em busca de crescimento na carreira? Quer se destacar em um mercado competitivo? Almeja uma vida mais rica em conhecimento e realização? Então você chegou ao lugar certo. No GrowthCode, oferecemos insights profundos, estratégias comprovadas e um toque de sabedoria filosófica para catalisar seu crescimento pessoal e profissional.

Publicado emProgramação

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *