Preciso logo aqui no início fazer um grande alerta para você, futuro programador ou programadora. Uma das partes mais importantes em programação são os loops, conhecidos como estruturas de repetições. Se você dominar as estruturas de repetições, você se tornará um excelente programador e conseguirá resolver problemas muito complexos. Então, #FicaAdica kkkkk
Estrutura de repetição
No artigo sobre funções, fiz um exemplo onde repito uma parte de uma mensagem de texto, “O resultado da soma é: “, 5 vezes, e efetuo umas operações de adição simples. Se recorda? Essa necessidade de REPETIR coisas é muito comum em todas as linguagens de programação e a grande maioria, mantém a sintaxe muito similar uma das outras, porque o comportamento de uma estrutura de repetição é um padrão muito comum. Vou mostrar para você os dois principais tipos de estruturas de repetições (podem ser chamadas também de laços de repetições) mais comuns que existem. São eles: for e while . Vamos iniciar com o for.
Laço de repetição For
For significa “para”, mas não é o “para de parar” é no sentido de “para fazer alguma coisa” kkkk
Vou te explicar como o for funciona com um exemplo. Imagine que você quer exibir na tela uma sequência de números de 1 à 10. Como você faria sem um laço de repetição? Algo parecido com esse exemplo, utilizando Java:
Para fazer de 1 à 10 é fácil, imaginou ter que digitar de 1 até 100? kkkkk Ai você iria sofrer um pouco… Você pode falar: Há! é fácil vou escrever de 1 até 100 e fazer, aí logo que terminar, queremos modificar o programa ao invés de fazer contagem de 1 à 100, deveria ser de 100 à 1 (decrescente) kkkkk ai você iria sofrer bastante, não é verdade? Veja como ficaria o contador de 1 à 10 utilizando o laço de repetição for:
Viu como é fácil? kkkk Isso é muito útil! Você vai encontrar no mundo da programação vários problemas que você resolverá utilizando laços de repetição. Veja a anatomia do for:
- int incrementador = 1
Aqui estou definindo em qual número o for vai iniciar minha contagem para incrementar (1, 2, 3 etc…)
- incrementador <= 10
Aqui é a condição para definir quando o loop tem que parar. É a quantidade de vezes que o laço for vai repetir. Nesse caso, estou definindo que vai repetir 10 vezes
- incrementador++
Lembra de um exemplo em que utilizamos uma variável para somar com ela mesma? Na parte de “Operação de atribuição” kkkk é exatamente o que esse sinal (++) faz! Ele soma +1 a cada loop kkkkkk Veja no exemplo a seguir como o sinal ++ funciona:
Percebeu? Toda vez que chamo o sinal de incremento ++, ele pega o valor anterior e soma + 1. É exatamente igual aquela questão da variável somando com ela mesmo usando os sinais += , porém somando +1, contudo, nesse caso, o incrementador tem que começar em zero kkkkk. Veja no exemplo a seguir:
A galera da programação cria vários padrões de escrita, e uma delas é o seguinte…. Eles gostam de chamar o nome da variável “incrementador” dentro do for, apenas de “i” aí fica assim:
Só ressaltando, esse “i”, pode ser qualquer nome que você queira. O “i” é uma convenção da galera que trabalha com programação kkkk só isso.
Continuando… Vou fazer para um “diálogo” entre o laço for e o processador do computador. Veja como é o comportamento do laço for:
- FOR: Processador? Vou iniciar a contagem em 1 (int i = 1), aí você vai incrementando aí (i++), beleza? Só fica de olho porque enquanto “i” for menor ou igual a 10 é para você somar +1, beleza?
- PROCESSADOR: Beleza mano! Vamos lá!
- PROCESSADOR: O “i” já é igual à 1, então vou exibir ele na tela e depois que eu exibir, incrementar o “i” somando ele +1 (i++) até chegar no 10. Espera um pouco aí laço FOR, vai ser rapidinho!!! (i=1, i=2, i=3, i=4, i=5, i=6, i=7,i=8,i=9,i=10)
- PROCESSADOR: Opa! o “i” já é igual à 10, vou exibir ele na tela e não vou mais incrementar (i++). Beleza?
- FOR: Valeu mano! Chegamos no 10 vou parar aqui também kkkk tamos juntos!!!
Como eu sempre falo, FOQUE NO CONCEITO! Veja que essa forma de implementar o laço for, é idêntico a outras linguagens como as linguagens de programação C# e PHP:
Veja agora como implementar o laço for em uma linguagem sem chaves {} para delimitar seu escopo, que é o caso da linguagem Python (ele usa indentação para delimitar seu escopo). Veja como o Python implementa o laço for. Observe que o conceito é o mesmo, o que muda é apenas sua sintaxe:
Está vendo? Você já está se tornando um programador ou uma programadora! Em pouco tempo você estará ativamente desenvolvendo diversos programas. Não se esqueça, leia e releia quantas vezes for necessário! Se tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários. Lembre-se, esse assunto de estruturas de repetições é muito importante. No próximo artigo, “Principais características de uma linguagem de programação e sua escrita – parte 7”, vou explicar sobre o laço de repetição while e utilizar mais exemplos de uso de loops. Até lá!
Confiança Sempre!!!
Seja o primeiro a comentar