Ir ao conteúdo

Quero trabalhar com TI; por onde devo começar?

Atualizado pela última vez em 30 de outubro de 2023

Se você está considerando mudar de área profissional e se sente incerto quanto ao caminho a seguir, permita-me compartilhar minha perspectiva sobre o mundo da Tecnologia da Informação (TI). Este campo, frequentemente discutido em revistas e jornais, está vivenciando um período de grande demanda, e algumas áreas especializadas oferecem salários bastante atraentes.

Quebrando mitos sobre TI

Existem muitos “mitos” e suposições sobre o tema TI. O que vem a ser Tecnologia da Informação? Quando falamos em TI, temos basicamente três áreas de atuação: infraestrutura, software e banco de dados.

Se você não tem nenhum conhecimento básico, não se preocupe. Esses termos se repetem tanto que futuramente vai se tornar muito comum para você. Quando você pensa na seguinte frase: “A infraestrutura daquela cidade é muito ruim”. O que vem a sua mente? Algo como a imagem a seguir com os temas relacionados a serviços públicos, rede de esgotos, abastecimento de água, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica, etc. Não é mesmo?

infraestrutura cidade comparando-com TI

Perceba que infraestrutura, está relacionado a vários componentes, vários itens que funcionam em conjunto. De modo que um colabora com o outro para um TODO. De forma análoga, infraestrutura em TI são componentes como hardwares, softwares, cabos que formam as redes de conexões, antenas que transmitem dados que funcionam em conjunto.

piramide setores TI

Assumindo que você não conhece  bem esses termos como hardware, software, redes e dados, vou dar uma explicação “menos técnica” só para ajudar na fixação. Resumindo, tudo o que tiver componentes físicos com circuitos eletrônicos são os hardwares. Redes são as conexões entre os computadores ou dispositivos que trocam dados entre si que podem ser transmitidos via cabo, sinais de wi-fi, bluetooth, etc. Os softwares, que são chamados de programas. No dia a dia, utilizamos dezenas de programas para as mais diversas finalidades, exemplo: O Gmail é um programa para envio e recebimento de e-mails. O Chrome, é um software para navegação na internet. Até os sistemas operacionais, como o Android é um software e por aí em diante. 

Diferença entre hardware e software

Já os Dados são pequenas partes que quando agrupados podem se tornar informações. Exemplo, o alfabeto A, B, C, D… Sozinho não quer dizer muita coisa, são apenas dados. Já quando combinados entre si,  criam palavras que se transformam em frases, que se tornam em textos e daí por diante produzindo informações.

Quais tipos de funções de trabalho tem em TI?

Sabendo agora que em TI, temos hardwares, softwares, redes, transmissão e controle de dados, já podemos concluir que existem diversos profissionais que trabalham para que tudo funcione em harmonia entre todas essas partes. Dentre as principais atividades em TI, podemos listar:

  • Suporte Técnico de TI;
  • Arquitetura da informação;
  • Administração de redes;
  • Desenvolvimento de software (Programação);
  • Qualidade de softwares;
  • Testadores de softwares;
  • Processamento de dados;
  • Gerenciamento de banco de dados;
  • Segurança da informação;
  • Gerenciamento de servidores.

Isso é apenas uma pequena fração do que pode ser feito em TI. A gama de possibilidades é muito maior. Se você chegou até esse artigo, é porque você quer mudar de área profissional, seja por realização pessoal, seja para realização profissional para ganhar mais. O motivo não importa! Posso ajudar você a entrar para a TI como Desenvolvedor de Software, também conhecido como Programador. 

Porque você deveria começar aprendendo sobre programação?

Respondo no artigo “Mudei de vida quando aprendi programação, sozinho” onde conto um pouco como foi minha trajetória, entrei como faxineiro em uma empresa e me tornei gerente de sistemas. Mostro quais foram os desafios que enfrentei e se minha história puder te ajudar a criar ânimo, entusiasmo para entrar nesse mundo de TI, irá me deixar extremamente realizado. 

Apenas uma coisa tem que ficar fixo em sua mente, diferente do que muita gente pensa, você não precisa ser um gênio para aprender a programar. Grave muito bem essa frase! 

Para completar essa resposta, preparei outros artigos para ajudar você nessa jornada para se tornar programador. Veja na ordem os próximos artigos:

Confiança Sempre!

Olá! Sou Walmir, engenheiro de software com MBA em Engenharia de Software e o cérebro por trás do GrowthCode e autor do livro "Além do Código". Se você acha que programação é apenas sobre escrever código, prepare-se para expandir seus horizontes. Aqui, nós vamos além do código e exploramos as interseções fascinantes entre tecnologia, negócios, artes e filosofia. Você está em busca de crescimento na carreira? Quer se destacar em um mercado competitivo? Almeja uma vida mais rica em conhecimento e realização? Então você chegou ao lugar certo. No GrowthCode, oferecemos insights profundos, estratégias comprovadas e um toque de sabedoria filosófica para catalisar seu crescimento pessoal e profissional.

Publicado emProgramação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *