Atualizado pela última vez em 26 de outubro de 2023
Esse artigo para mim, é o mais importante de todos. Vou mostrar para vocês, que é possível sim mudar de vida aprendendo programação para desenvolver software sem antes ter feito nenhum curso. Vou tentar ser muito objetivo!
Em primeiro lugar, quem era o Walmir Silva?
Em 2003, o Walmir Silva estava na cidade de Murici que fica no estado e Alagoas. Ele estava com 20 anos, só tinha estudado até o 1.º ano do Ensino médio em escola pública do interior do Nordeste. Só sabia desenhar, abrir letreiro em fachadas de lojas, fazia bicos tocando Guitarra em bandas de garagem (ganhava entre R$ 15,00 e R$ 20,00 por final de semana kkkk), e no tempo livre gostava de praticar capoeira. Aqui já dá para ver, que não existe nenhuma genialidade ou aspiração para a engenharia de software.
Certo dia, nesse mesmo ano, o Walmir Silva estava sentado na calçada, e sentiu uma vontade enorme de mudar de vida. Olhou para um lado, olhou para o outro e veio a decisão naquele momento de sair de Murici – AL e ir para São Paulo – SP em busca de um futuro melhor. Só por curiosidade, no mesmo dia ele foi até a Rádio Local, anunciou que estava vendendo 1 geladeira, 1 cama e 1 armário de cozinha, que pertencia a sua mãe que já tinha saído daquela cidade e já se encontrava vivendo de favores na casa de sua irmã em uma cidade de Interior de São Paulo, chamada Mairiporã. O Walmir Silva só tinha uma decisão: vender tudo o que ele pudesse e ter o dinheiro suficiente para chegar em São Paulo de ônibus. Isso mesmo! Viajar 3 dias de ônibus.
No mesmo dia ele vendeu tudo que pode, comprou uma passagem de ida e foi em busca de vida melhor. Chegando lá, no mesmo ano de 2003 trabalhou como ajudante de obras, jardineiro, garçom, churrasqueiro e fez alguns “showszinhos” na noite tocando em “barzinhos”. Já dá para ver que os trabalhos não tinham relação nenhuma com programação, não é verdade? kkkk. Mas, faz parte da vida e me fez crescer bastante como ser humano.
E quando o Walmir Silva se tornou programador?
Calma que vamos chegar lá kkkk. Tenho que contar essa história, para remover todos os mitos e limitações que você carrega que te impedem de mudar de vida.
Em 2004, apareceu uma oportunidade para o Walmir Silva (21 anos) ter o seu primeiro emprego com carteira assinada. A função era faxineiro! Isso mesmo faxineiro, aquele que faz faxina! Tinha que limpar toda semana, 11 banheiros kkkk, mas ele fazia com muito empenho e zelo. Fazendo valer cada centavo suado que ele ganhava humildemente como faxineiro. Em 2005, na mesma empresa, surgiu uma oportunidade para ele ingressar na área de Telemarketing. Porém, ele não tinha nenhuma experiência, não fazia nem ideia de o que era um computador muito menos como utilizar um telefone. Parece forçado, mas não é! Realmente o conhecimento era ZERO!
Já parou para pensar que o Walmir Silva já tinha 22 anos e era analfabeto digital? Ele não sabia nem o que era um mouse de computador!
Entre 2006 nasceu a sua primeira filha e ele continuava como Operador de Telemarketing, sem perspectiva de nada! Simplesmente vivendo em uma casa com 1 quarto 1 cozinha e 1 banheiro em uma cidade do Interior de São Paulo, chamada Mauá. Todo santo dia o Walmir Silva saía da sua casa muito cedo, pegava 1 ônibus até a estação de trem de Mauá, descia na estação da Luz em São Paulo, pegava 1 metrô até a estação de Santana e mais 1 ônibus até o trabalho.
Esse percurso para trabalhar percurso durava 2 horas de ida e 2 horas de volta (Por conta dos horários de pico, sempre o tempo de espera de um transporte para outro, era grande. Haja paciência kkkkk), 4 Horas do dia do Walmir Silva era dentro de transporte público.
E quando o Walmir Silva aprendeu programação?
Agora nesse momento você já deve estar com pena do Walmir Silva que em 2006 tinha uma “vida dura” e que ainda era um operador de telemarketing passando por situações bem complicadas no trabalho. Mas ele fazia seu trabalho também com muito zelo, com muita vontade e em 2008, nasceu seu filho. Agora ele já estava com 25 anos e 1 casal de filhos para sustentar e nem tinha completado o ensino médio ainda kkkkk…
O Walmir Silva, olhando para aquele recém-nascido, olhando para sua outra filha pequenina, pensou: O que vai ser do futuro dessas crianças com um pai que passa 4 horas dentro de transporte público, 8 horas trabalhando e com um salário que mal dava para pagar aluguel e os alimentos?
Nesse momento, o Walmir Silva, já sabia ligar um computador no trabalho, mas não tinha computador em casa kkkkk. Mas ele decidiu que iria completar seus estudos e aprender programação, sozinho, porque ele não tinha dinheiro para pagar 1 curso. Mas ele não tinha tempo para estudar, porque ele trabalhava muito longe. Sabe o que ele fez? Passou 1 mês sem fazer despesas de “feira-livre”, comprar frutas e verduras e comprou 1 livro para ele fazer a prova do Enem e com a nota do Enem obter o certificado de conclusão do Ensino médio. E isso aconteceu! Ele conseguiu nota suficiente e pegou seu certificado kkkk
Em 2009, dentro da mesma empresa que ele era Operador de Telemarketing, apareceu uma oportunidade para uma vaga de Auxiliar de TI. Mas o pré-requisito era que o candidato soube-se programar em JavaScript (uma linguagem de programação muito popular que vou explicar futuramente)… Enfim… O Walmir Silva foi até seu encarregado falando que queria participar do processo seletivo. E recebeu na cara uma gargalhada enorme e a seguinte frase: se enxerga! Você não vai ter como aprender programação sem ter computador em casa e muito menos sem fazer nenhum curso. Isso em nada abalou a vontade dele de crescer e aprender! Então, ele ficou um pouco chateado, mas não desistiu! Sabe o que ele fez? Falou assim: Me deem um desafio acima da média que vou aprender a programar sozinho e vou ocupar a vaga kkkk
Com muito entusiasmo e vontade, passou em uma banca de revista e tinha um livro de Lógica de programação em que utilizava uma linguagem chamada “Portugol”. Que é uma forma de Escrever lógica de programação em português, só para aprender os conceitos… E mais uma vez, o Walmir Silva ficou sem poder comprar as frutas e verduras do mês kkkkkk
O Walmir Silva não tinha tempo, então ele aproveitou que tinha 4 horas dentro de transporte público e ele estudava Lógica de Programação e fazia os exercícios mentalmente ou em papel em meio a um monte de pessoas, com um barulho enorme ao redor kkkk. E para completar, ele ainda não tinha nenhum computador em casa kkkkk
Agora o Walmir Silva aprendeu programação e se tornou programador?
Desculpe-me por me estender tanto assim para contar essa história. Mas cada ponto e vírgula é muito necessário você saber. Você parou para pensar no desespero e vontade de crescer daquele pobre jovem, pai de família em busca de mais uma oportunidade para melhorar de vida? Todo mundo tem a mesma capacidade, só falta mesmo ter um “empurrãozinho” na vida, como no caso dele, que foi o crescimento da família.
Ele sabe que existem milhares de pessoas querendo mudar de vida assim como ele queria e precisava naquela ocasião. Por isso e por consequência dessa pandemia que está castigando o Brasil, ele acredita que pode ajudar outras pessoas a quebrarem pelo menos um pouco essa barreira financeira e compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo de 11 anos de trabalho, para que outros possam ter os mesmos benefícios que ele tem.
Enfim…, mas, agora você deve estar ansioso para saber: O Walmir Silva conseguiu a vaga de Auxiliar de TI kkkk? Ele conseguiu sim! Sabe como? Vou te contar!
Ele foi até uma banca de revista, comprou uma revistinha que ensinava sobre javascript ali ele entendeu que para aprender a programar em Javascript ele precisava apenas de um programa de bloco de notas e um navegador com o chrome ou firefox. Mas como ele não tinha computador, ele pediu autorização para seu encarregado para no intervalo do seu almoço praticar no computador da empresa.
Veja que bacana, o “camarada” que tinha falado que eu não ia conseguir, é o mesmo que liberou para eu praticar kkkk Viu que legal? Não fique preso a palavras! Fique preso a seus objetivos reais!
Para quem ficou curioso, o desafio era criar um script que fizesse a validação de um campo de data para saber se uma determinada data era um feriado fixo, móvel, se era final de semana, etc. kkkk Foi um desafio muito grande! Mas graças a Deus deu tudo certo!
Você tem a mesma capacidade! Você vai conseguir aprender programação também!
Fiz questão de contar essa história, para mostrar para você que você NÃO tem desculpas para mudar sua vida. Seja aprendendo programação aqui, seja aprendendo o que for… O que você precisa é apenas dar o primeiro passo e não olhar para trás! Tem que seguir adiante! Ninguém pode dizer para você que você não é capaz! Nem mesmo você tem esse direito de pensar isso de você mesmo(Ficar se auto sabotando). O valor que você tem é muito superior a qualquer dificuldade financeira. Tudo começa com um: VOU MUDAR DE VIDA! Tenha confiança e vá à luta! Seja você o instrumento que vai fazer com que você conquiste os seus objetivos. Tenha fé, foco e determinação!
Se você quer embarcar nessa jornada assim como o Walmir Silva embarcou, acesso o artigo Quero trabalhar com TI, por onde começar? e O mínimo que você precisa saber para iniciar em programação.
Confiança Sempre!
Parabéns meu primo, história linda de uma pessoa que nasceu para vencer, independente das circunstâncias nunca baixou a cabeça e seguiu firme em seus objetivos, forte abraço guerreiro, você é merecedor.
Muito obrigado primo! Sua história é bastante inspiradora! Vindo de você, é sempre uma grande felicidade!!!
Excelente artigo e belíssima história de vida, exemplar para muitas pessoas!!!
Infelizmente às vezes reclamamos de barriga cheia, choramingamos muito… Mas quando se tem força de vontade, quando se tem empenho, não há sonho que não possa ser alcançado!
Parabéns por todo seu sacrifício! Muitos podem enxergar sua vida como vida boa, vida fácil, vida de sucesso, mas não sabem quão duro foi chegar até onde está!
Forte abraço!
Muito Obrigado Fernando!!! O caminho é esse! Sem esforço, sem ganho! Confiança Sempre!!!!